\ IPTU 2013
O Problema:
Até pouco tempo atrás, a história política de Bauru era marcada por problemas de endividamento, má administração e falta de comprometimento com o interesse público. O cidadão bauruense, em geral, demonstrava ter sentimentos de descrença, desconfiança e desmotivação em relação à atuação do poder público, resultando em uma aparente baixa autoestima da cidade como um todo. Neste período, acentuou-se o nível de inadimplência do IPTU, já que os cidadãos não acreditavam que os valores arrecadados em impostos seriam revertidos em benefícios para a própria comunidade.
Após um período de investimentos em diversas áreas, como educação, obras, infraestrutura, habitação, esporte, lazer e outros, apoiado por campanhas de prestação informativas e de contas, a prefeitura conseguiu resgatar a autoestima da população e o amor por Bauru. Essa percepção por parte da população foi visível nas eleições municipais, que culminou na reeleição do prefeito com mais de 80% dos votos válidos.
O Diagnóstico:
Seria de extrema importância que o cidadão compreendesse os investimentos e as melhorias proporcionadas pela administração, a finalidade do pagamento do imposto e que, acima de tudo, soubesse qual o destino dado ao seu dinheiro. A Prefeitura sentia a necessidade de uma prestação de contas mais informativa, mostrando para a população o resultado dos investimentos feitos com a arrecadação do IPTU.
O Plano:
Sabendo disso, foi proposta a aplicação de uma campanha informativa, que demonstrasse para os munícipes para onde a arrecadação do IPTU é destinada. A frase principal sugerida para a campanha mostra que o IPTU sempre volta para a população, através de investimentos e melhorias. Fotos da cidade e de locais que receberam os investimentos ilustravam a campanha. O benefício do pagamento à vista até a data de vencimento, que gerava um desconto, também foi destacado.
A Execução:
Para atingir os objetivos traçados, foram utilizados comerciais de televisão e spots, ambos de trinta segundos nas principais emissoras da cidade. Foram veiculados em diferentes programas que atingiram todos os públicos. Dando suporte à mídia eletrônica, a campanha contou com anúncios de jornal, veiculados nos dois principais jornais da cidade, em datas e cadernos estratégicos. Outdoors completaram a comunicação e foram expostos em pontos estratégicos da cidade, aumentando o impacto e fortalecendo a campanha. Busdoor completava a estratégia, sendo veiculados em linhas de grande visibilidade do público-alvo.
O Resultado:
Segundo Marcos Garcia, secretário municipal de Finanças, considerando o aumento de 5,5% sobre o valor do IPTU em 2013, baseado no IPCA, neste ano houve um aumento de aproximadamente 6% referente ao valor pago à vista comparado ao mesmo período de 2013.
De acordo com o levantamento da Secretaria Municipal de Finanças, até 30/04, foi arrecadado entre IPTU, Taxa do Corpo de Bombeiros e Contribuição de Iluminação Pública, o valor total de R$ 33.976.000,00, enquanto que em 2012, no mesmo período, esse valor foi de R$ 30.520.000,00.