#cantalarry
O Problema:
Após uma grande temporada junto ao Bauru Basket o armador Larry Taylor é convocado para a seleção Brasileira que iria iniciar a preparação para as olimpíadas de Londres (2012) pelo técnico Rúben Magnano.
Larry Taylor nasceu nos Estados Unidos e acabará de obter a cidadania Brasileira. Rúben Magnano é argentino.
Logo após sua convocação começa a pipocar na internet críticas, principalmente vinda de ex atletas da seleção, destaque para os ídolos Oscar Schimidt e Cláudio Mortari.
Ambos questionavam o envolvimento de Larry Taylor com a nação, chegando a insinuar que caso o Brasil perdesse os jogos Larry poderia voltar tranquilamente aos USA, sem nenhum sentimento pela camisa verde e amarela.
Outra preocupação é como Larry Taylor reagiria ao Hino Nacional. Ele iria cantar?
O Diagnóstico:
“Como podemos aproveitar a paixão pelo esporte para gerar engajamento nas redes sociais.”
Para reverter a primeira impressão era necessário mostrar o envolvimento de Larry com o país. Mesmo morando a cerca de 4 anos no pais o atleta já estava complemente habituado a cultura e ao povo Brasileiro.
Adorado pela torcida do Bauru Basket e admirado pelas torcidas adversárias, que ao contrário dos grandes ídolos apoiava a ido do alienígena para a seleção.
Sendo assim decidimos transformar os problemas e dúvidas em solução.
O Plano:
Após planejamento das ações Larry Taylor foi chamado à agência para apresentação do plano. A ideia era produzir vídeos onde Larry não somente aprendesse o hino, mas também entendesse; Esses vídeo mostravam o aprendizado nas mais diferentes situação, sempre com muito bom humor. Não importava o que estivesse fazendo, Larry estava focado em aprender e entender.
Outros objetivos:
Estimular os brasileiros a conhecerem o hino; Mostrar o esforço do Larry aos brasileiros; Engajar as pessoas; Fortalecer a imagem do Bauru Basket.
O objetivo é que Larry cantasse o hino em sua primeira partida oficial pela seleção.
Porém, alguns problemas dificultavam a execução da ação:
O Bauru Basket estava disputando os playoffs semifinais da NBB.
Larry precisava viajar aos EUA para regularizar sua situação.
Logo após a viagem começava a preparação da seleção, incluindo viagens internacionais.
Bauru Basket foi eliminado, facilitando a viagem de Larry.
Patrocinador máster da equipe anunciava sua saída.
Não tinha verba destinada para essa ação.
A Execução:
Uma vez por semana era publicado um vídeo no youtube e replicado nas outras redes sociais, como Facebook e Twitter. Foi criada uma Fan Page para concentrar todo o conteúdo da ação.
Postagens programadas eram feitas nos horários de maior aceitação do target.
Para dar suporte a campanha, periodicamente eram postados trechos do hino com o pedido da ajuda aos internautas, para explicar o que aquele trecho significava.
O Resultado:
Logo no primeiro dia o vídeo já ganhou espaço em diversos portais de notícia, principalmente nos focados em basquete. Logo em seguida ganhou espaço em grandes sites, mídia impressa e até na TV.
Alguns dos canais que mostraram a campanha foram Rede globo, com duas materias de aproximadamente 4 minutos no Globo Esporte São Paulo e Globo Esporte Rio de Janeiro, ESPN, SporTV, Record, UOL, Globo.com, R7, Terra, Bom Dia, NBB e até canais dos USA, como o portal da universidade de MWSU.
Logo os jogadores da equipe e também da seleção entraram na campanha e apoiaram Larry a cantar o hino. Outro americano da equipe, Jeff Agba, passou a aprender e ajudar Larry a cantar o hino.
A escola Criarte entrou na campanha e colocou os alunos para aprender e ensinar o hino. Eles fizeram vídeos cantando, que entraram na página da campanha.
Até Oscar se rendeu ao Larry após vê-lo cantar o hino no jogo da seleção. “...Eu era contra a convocação do Larry Taylor, mas depois que vi ele cantando o Hino, em Português...
Está mais que credenciado...”
Números da campanha:
Views no Canal no Youtube: 19 mil
Likes na página: 825
Visualização na Fan Page: 125 mil
Tuítes: 550
Assinaturas no Canal: 24
1º vídeo: 9.300 views
1º lugar nas buscas Google
A campanha rendeu ao Bauru Basket o prêmio de Destaque na NBB – Prêmio Curtir
Melhor Ação no Facebook.
A campanha também ajudou com:
Estímulo a novos patrocínios
Novos jogadores
Time mais forte
Aumento da visibilidade da marca.
Mas o mais importante: Larry aprendeu cantar e entendeu o hino (ou parte dele).
Assista os outros vídeos:
Vídeo 2
Vídeo 3
Vídeo 4
Vídeo 5
Vídeo 6
Vídeo Final